quarta-feira, dezembro 15, 2004

O saque ao património do Estado

É desta forma que os paladinos da seriadade e rigor vão vendendo o património que é de todos!



" O Governo prepara-se para vender 65 imóveis por ajuste directo como forma de salvar as contas públicas de 2004, quando prometeu no Parlamento fazê-lo "preferencialmente por hasta pública". Após a venda, os serviços públicos que laboram nesses edifícios passarão a ser inquilinos e a pagar a respectiva renda, mas o Ministério das Finanças não adiantou qualquer estimativa de custos futuros dessas rendas. "
O sr Bagão pertence ao actual governo, que durante 3 anos não fez nada mais que saquear o Estado português, em nome de uma estabilidade ficticia, ao invés de criar condições para um crescimento real da Economia do país, promovendo o emprego, as novas tecnologias, ajudando os jovens a ter perspectivas de futuro num mundo sem guerra e justo.
Fora com os demagogos e moralistas!
Vivam aqueles que ainda acreditam que há uma saída para Portugal!
Dia 20 de Fevereiro vamos dizer categóricamente este bando de ladrões que não os queremos lá, dando lugar a outros com politicas sociais mais justas e que respeitem a nossa história de país pacifico e apreciado lá fora por muita gente!

Crónica de uma morte anunciada

Qual golpe de rins, os partidos da coligação preparam-se para concorrer às eleições separados!

Os dois amiguinhos que compoêm o actual governo em gestão, assinaram em publico com a presença de vários milhões de testemunhas o divórcio de uma coligação que já nem eles, nem os seus simpatizantes acreditam.
Como forma de minorar a catástrofe de uma governação para o espectáculo, sem conteudo estratégico e saído de uma situação anómala, por fuga do seu principal mentor Durão Barroso, os dois lideres dos partidos da maioria decidiram que a derrota seria mais humilhante se concorressem conjuntos às próximas eleições.
Não irão conseguir, espero eu, pois o povo português já não se resume àquele analfabetozinho que vai depositar a vela à nossa senhora de Fátima, não se questionando em relação a nada e esperando que desta vez é que eles vão ser bons, esquecendo 3 anos em que nos puseram numa guerra que não queriamos, de desemprego, de falências em massa de empresas, de desrespeito pelas políticas sociais, tirando àqueles que trabalham direitos conquistados em 30 de democracia, encerrando e vendendo ao desbarato o património de todos para cumprir um pacto de estabilidade mal equacionado desde a sua nascença, etc.

sexta-feira, dezembro 10, 2004

Jornalista Vianense - Manso Preto - Condenado a 11 meses de prisão

O jornalista José Luís Manso Preto foi hoje condenado a 11 meses de prisão, com pena suspensa durante três anos, por recusar revelar uma fonte de informação. Manso Preto recusou violar o sigilo profissional na qualidade de testemunha num processo de narcotráfico.

O caso teve a sua origem quando o colaborador do EXPRESSO foi arrolado como testemunha de defesa dos irmãos Pinto, os dois camionistas que lideraram o bloqueio de protesto contra o aumento das portagens na Ponte 25 de Abril, posteriormente acusados de tráfico de droga.

O processo de Manso Preto chegou mesmo ao Tribunal Constitucional, que determinou igualmente a quebra do sigilo profissional. O jornalista reiterou a sua posição e a magistrada do Ministério Público pediu, no dia 18 de Novembro, a sua prisão por «não restarem dúvidas acerca do facto dele ter noção daquilo em que incorreria». O tribunal deu-lhe razão.

Entretanto, o advogado de Manso Preto já garantiu que vai recorrer da sentença.

Sem Comentários....

terça-feira, dezembro 07, 2004

Afonso do Paço

Queria prestar a minha humilde homenagem a um grande homem que Viana viu desaparecer no dia de ontem, 06 de Dezembro de 2004.

Pela sua abertura de espirito, pela sua sabedoria, pela sua juventude, um grande bem haja.

Viana ficou mais pobre!

Até sempre Afonso do Paço.

Nota Biográfica:

Em 1954 iniciou a actividade na Empresa “Jornal de Notícias” do Porto, a qual se prolongou até 1994, ano em que passsou à aposentação. Neste órgão dirigiu a página Alto Minho durante 11 anos.

Foi director dos jornais “O Caminhense” e “Notícias de Mondim”, colaborador dos jornais Diário Popular, Diário Ilustrado, Diário do Norte e das Revistas “ECO”, da Corunha, Peascador, e Roda do Leme.

Foi autor de vários livros sobre o património do Minho e Galiza onde alcançou prémio literário.

Em 1986 integrou plêiade de limianos que fundou a Universidade Minhota do Autodidacta.Desde 1994 até ao presente dedicou-se à Comunicação Social “on line”, sendo director do jornal “Gazeta de Viana”.

Era o decâno dos jornalistas.

Foi fundador do Centro de Estudos Regionais, Centro de Estudos Sociais e Etnográficos de Viana do Castelo e da Federação Portuguesa das Bandas Filarmónicas.

Organizou os primeiros congressos Luso-Galaico que promoveram o intercâmbio cultural dos povos de Portugal e Galiza.

Deixou várias obras dedicadas aos estudos etnográficos do Alto Minho, com os títulos “Maravilhas de Viana” e “Etnologia”. Publicou também diversos trabalhos em poesia.


segunda-feira, dezembro 06, 2004

Eleições antecipadas

Existem coisas neste país que me fazem confusão!
A falta de opinião é triste, mas uma opinião racionalmente errada é devastante.
Não entendo como as pessoas mais velhas, de um modo geral, tendem a defender Salazares de outros e destes tempos, quando se sabe a miséria que maior parte dessas pessoas passaram, tendo muitos que fugir de assalto à procura de uma vida melhor, enfim socialmente e huamanmente aceitável. Já não falo nos que foram perseguidos por acharem que algo deveria mudar, porque estes sim, sabem dar valor a uma liberdade arrancada a ferros por muitos e muitos homens e mulheres que lutaram contra um Estado profundamente injusto para a maioria. Actualmente, aqueles que são de direita, defendendo valores da igreja ortodoxa, de seriedade e um rol de coisas sem sentido nos dias de hoje, como a penalização do aborto, a reprovação das pessoas com diferentes orientações sexuais, os toxicómanos, etc, não se lembram que os próprios lideres dos partidos que defendem são eles próprios incoerentes no que toca à aplicação desses ideais! Se não vejamos: neste momento temos um lider do partido social com 4 ou 5 casamentos desfeitos, mas que dá entrevistas à saida da igreja, como se um cristão exemplar se tratasse! O outro, o que trata por tu os bispos das paróquias de todo o país e que diz que as pessoas com rendimento minimo nunca deveriam ter nascido, é ele próprio que vive num luxo à custa de um misero salário de jornalista, passeando nos NOSSOS helicópteros, nos JAGUARES oferecidos por UNIVERSIDADES PRIVADAS e que não há registos da ultima paixão por seres do sexo oposto!
Depois vêm os JOVENS. Os jovens que se estão a cagar positivamente para tudo o que diz respeito ao seu futuro, não dando importância a coisas que o podem comprometer, como a corrupção, o emprego, as politicas de educação, o investimento na sua formação, mas que no entanto conhecem o último modelo de telemóvel que saiu, discutem quantas horas de downloads fizeram no intervalo das duas últimas bebedeiras de caixão à cova que apanharam.
E isto é que é triste. Os jovens dizem que não estão preocupados em votar, porque são todos iguais. IGUAIS?! Então o Salazar era igual ao Norton de Matos? O Portas é igual ao Salgueiro Maia?
Ainda bem que os casos acima referidos não são a generalidade, e que ainda há alguém que diz NÃO em ambos os casos. Ao menos têm uma opinião fundamentada! Fundamentada numa experiência de vida, e que mesmo sendo de um lado ou outro, sabe que ter OPINIÃO é o mesmo que viver e que desistir de pensar é o mesmo que morrer antes da morte própriamente dita.

quinta-feira, dezembro 02, 2004

Ao Povo o que é do Povo!

Hoje estou feliz. Estou feliz porque após um curto lapso de tempo a democracia, ainda em plenos festejos dos 30 anos do 25 de Abril de 1974, levou um grande revés quando o presidente decidiu viabilizar um governo que se previa fortemente polémico sem o aval do povo português.
Agora emendou ( e bem ) aquilo que ficou por fazer: Dar ao povo o livre arbítrio para validar as opções, boas ou más, que se proporcionam.

Alguns argumentam que era apenas a continuidade de uma maioria escolhida apenas 2 anos antes. Contesto isso... Nem o tal de Durão, que tinha prometido mundos e fundos a todos nós estava lá, nem grande parte da equipa por ele escolhida! Mesmo assim, já analisando os acontecimentos de Março de 2002, penso que se muitas das pessoas que então votaram PSD soubessem que o PP radical de PORTAS, iria fazer um acordo pós-eleitoral para que o governo fosse viabilizado, alterariam imediatamente o seu sentido de voto.

Agora o argumento do papão de esquerda, que gasta todo o dinheiro das pessoas e que leva as pessoas à penúria é demasiado naífe para sustentar argumentos de extremas-direitas que por aí andam, porque ficou provado nestes 2 anos que nem o país melhorou, nem as pessoas que pagam impostos ficaram mais ricas, nem o emprego aumentou, nem o investimento, nem a formação, nem a saúde, nem a justiça melhoraram!

Pelo contrário. Aumentou o clientelismo, aumentaram as falências de empresas, houve um desinvestimento brutal na justiça social, na educação e na saúde. Ao invés, verifica-se que na Defesa, houve um aumento de 300% só este ano!

A propaganda e a intriga tomaram de assalto os nossos dias, e vivemos agora um bombardeamento miserável de lavagem ao cérebro que confunde mentes menos informadas, procurando estes fazedores de opiniões passar por isentos à vista dos mais atentos. Eles estão do lado dos mais poderosos que controlam a economia e nós deste lado! Não há espiga. Já lidamos com eles 50 anos e vencemos! Somos simples cidadãos mas somos a maioria. Temos do nosso lado a razão e provamos já por diversas vezes que quando nos pisam demasiado os calos alguém fica com a nalga a arder. Se não, ponham-nos uma vez mais à prova!

A VITÓRIA É DIFICIL, MAS É NOSSA! 25 DE ABRIL SEMPRE!