sexta-feira, novembro 12, 2004

Autoridade

Temos uma polícia em Viana do Castelo deveras competente!
Uma noite destas, nesta pacata cidade aconteceu algo de insólito. Após um dia de trabalho igual aos outros ( 12h a fazer não sei quê, não sei onde ), um conhecido resolveu passar o resto da noite a "curtir", vagueando por esta cidade deserta de tudo com a sua cara metade.
Mas eis que deparou com uma situação felizmente não muito vulgar: havia escaramuça junto à avenida principal! Muita gente parou para vêr no que aquilo dava. Então é que reparou que nem toda a gente olhava incrédulamente para a triste figura dos intervenientes. É que muito próximo encontrava-se um agente da autoridade, que calmamente multava os carros que ali se encontravam, numa atitude autista, fingindo que tudo o resto não se estava a passar!
Como bons cidadãos perguntaram ao agente se não iria fazer nada para acabar de vez com a briga que continuava teimosamente, respondendo este que não tinha nada que intervir uma vez que ninguém tinha solicitado os seus serviços.
Mas...mas...e o que é que estavam eles a fazer? Não era precisamente isso?
Com isto tudo o agente seguiu o seu caminho, remetendo-se à sua carapaça de triste covarde, continuando a multar os carros a escassos 10 m da briga, a briga continuou, as atenções de quem parou viraram-se desta vez para o agente e eles continuaram, desta vez revoltados mais que nunca na sua senda pelas entranhas desta cidade, que uma vez mais: é muito bonita, pena é a mentalidade que nela reina.
Por isso tudo, a todos os " agentes de autoridade " desta cidade se me estiverem a ouvir queria deixar uma mensagem: Oxalá um dia destes enquanto estiverem a beber calmamente o seu copo em pleno serviço não esteja debaixo do seu nariz a acontecer algo de muito grave, quiçá com um seu familiar e que eu veja!
" Defendem os cidadãos, defendem.... "