sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Lufada de Esperança

As últimas sondagens dão uma vitória esmagadora da esquerda em Portugal nas próximas eleições!
Nessas sondagens é também verificado o perfil dos eleitores tipo de cada partido, que apenas confirmam algumas supeitas que tinha e que passo aqui a enumerar:
PS - Classe Baixa e Média-Baixa
PSD - Classe Média-Alta
CDU - Classe Baixa
BE - Classe Alta (?!)
PP - Divide-se entre Classe Alta e Baixa, com predominancia de Alta
Sendo assim é claro para uma pessoa que se pertence à chamada Classe-Média, verifica com satisfação que aquele apelo ridiculo de Paulo Portas à minha Classe, que tanto prejudicou nos últimos 3 anos não teve eco e que os portugueses ainda continuam a saber distinguir quem lhes tenta vender banha da cobra!
Quanto ao PS, PSD e CDU nada a declarar, normal!
Mas o Bloco, o Bloco de Esquerda é apenas confirmação de uma dúvida que me surgiu já há alguns anos, quando em plena assembleia da república começou a votar contra leis que pretendiam incentivar o uso de genéricos; levantamento do sigilio fiscal para contribuintes faltosos, etc, levando a uma frente sem precedentes da esquerda contra a esquerda, tendo culminado com o triste recurso ao afamado deputado limiano e na queda de um governo do PS, ajudando assim a ascenção de uma triste figura que fez o que fez nos últimos 3 anos.
De facto o BE é fundamental para a democracia como qualquer outro partido, mas o que é um facto é que apenas começou a falar em trabalhadores e operários quando se perspectivou que seria um importante apoio para a ascenção do partido, roubando dessa forma o eleitorado que históricamente votava no PS e CDU ( partidos que activamente mais lutaram pelos direitos dos trabalhadores e pela democracia portuguesa ). A Classe Alta preponderante no seu eleitorado até não me espanta, uma vez que ouvindo falar alguns os seus eleitores, raramente os vejo a falar nos mais desfavorecidos e inclusivé misturar-se com eles!
Por isso, e atendendo àquilo que se perspectiva o meu desejo para o dia 20 é o seguinte:
PS- Que ganhe e com maioria absoluta ( para que governe com estabilidade e seja responsabilizado por eventuais más politicas que cometa, acabando de vez com dúvidas sobre maiorias relativas que sempre teve quando ganhou, não dando desculpas para não aplicar por completo o seu programa de governo, que julgo na generalidade ser o mais adequado para a actual situação do país ). Além disso, desejo que nessa situação respeite o resto das sensibilidades que fiquem patentes na Assembleia da Republica, para melhor transparecer a vontade do povo português.
PSD- Como partido importante que também é na nossa democracia, espero que encontre rápidamente um lider que não Santana Lopes que faça uma oposição construtiva, no sentido de dar o seu contributo para um Portugal melhor.
CDU- Que seja claramente a 3ª força política em Portugal, pela sua luta histórica e desinteressada pela democracia e pelos trabalhadores.
BE- Que faça uma oposição positiva e que continue a lutar pelos direitos de algumas minorias que representa, sendo de louvar a tenacidade que demonstrou em lutas como contra a guerra do Iraque.
PP- Espero sinceramente que seja bastante penalizado pela cumplicidade e por vezes muito responsável por políticas fascistas que tanto penalizaram a classe-média e os portugueses em geral.