terça-feira, julho 18, 2006

Repetição dos Exames de acesso ao Ensino Superior



Que houve um erro qualquer nos exames de Fisica e Quimica, é óbvio. Que devia haver uma explicação por parte do Ministério da Educação, incontornável...

Agora a hipócrisia instalada por parte dos professores e de alguns pais, que só porque os seus filhos tiveram maus resultados noutros exames, exigem agora a repetição de TODOS OS EXAMES(!), é imperdoável.

Os senhores professores ( alguns péssimos e eles mesmos com má formação ), viram aqui uma oportunidade de ouro para dar alguma consistência às suas reenvidicações, que nada têm a vêr com o caso, e numa atitude de claro aproveitamento, insurgem-se aqui contra o seu arquirival ( ministra da educação ), na esperança de conseguirem o que querem ( manter previlégios incompreensiveis para a maioria dos portugueses que trabalham e lhes pagam o salário ), e que nem por um momento alguem levante uma suspeita sobre a sua responsabilidade no caso. Sim, responsabilidade, porque estes senhores levaram UM ANO de greve em greve, atrasando dessa forma o cumprimento do programa, que se quer exigente para depois, quando os alunos chegam ao ensino superior não andem a patinar anos e anos, acabando muitos deles por desistir, pura e simplesmente. Não é dificil imaginar o que se passou na cabeça de alguns deles, quando no último ano o ministério da educação decidiu pôr alguns pontos nos " iis". Aposto que muitos deles torciam para que os alunos não tivessem sucesso, para poderem assobiar para o lado e afirmar: " Eu bem dizia..."

A associação de pais também não sai deste processo incólune. Exigir a repetição de todos os exmames? Estamos parvos ou quê?! O que deviam era exigir uma explicação ao ministério da Educação, de forma a compreender o porquê da repetição de apenas estes dois exames ( deve haver uma explicação, não?).

Alguém disse que o problema se deveu à inexistência de provas modelo... Francamente, isso é decorar respostas e não preparar os alunos para enfrentar problemas de uma forma inteligente, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do ano! Nos diversos problemas que esses futuros profissionais enfrentarão na vida, existirão porventura as ditas "provas modelo"?

O que me preocupa sim é como os nossos filhos entenderão estes maus exemplos que muita gente adulta dá diáriamente, e a desonestidade intelectual que grassa neste país...