terça-feira, setembro 11, 2007

Incentivos fiscais para o Interior também beneficiam Viana do Castelo

Reconheço que quando ouvi a medida pela primeira vez, não queria acreditar que mais uma vez Viana seria votada ao esquecimento.
Porém, em boa hora, foi anunciado que para além do Interior também noutros locais, entre eles Viana, teriam acesso aos mesmos benefícios.
E é de tal maneira positiva, quer pelas dinâmicas que forçosamente criará numa terra que tradicionalmente morre de marasmo, quer pelas infraestruturas que terão de avançar mais cedo que pensado (ligação a Valença por uma alternativa à A3; melhoria considerável da linha ferroviária e do porto de mar), ou correr-se-à o risco da medida pouco ou nada servir. Senão vejamos: De que serve dizer a uma empresa que se pode instalar numa região, pelo facto de ter um beneficio no IRC de 15%, quando ao nível logístico a sua situação vai ser péssima? Qual a razão de se instalar uma PME numa região onde cada vez mais se preveligia a proliferação dos projectos megalómanos de um comércio impessoal e de massas, sem qualquer critério de qualidade e estratégia de sustentabilidade?
De facto, a medida é extremamente positiva, porém deverão os responsáveis da região começar a arregaçar as mangas, porque já se perdeu tempo demasiado...