quarta-feira, novembro 17, 2004

Gastronomia e artesanato em Viana

Ao contrário do que acontece pelo país fora, em cada cidade e em cada aldeia, Viana persiste em não apostar na amostra do que aqui há de bom, quer em artesanato, quer em termos de gastronomia!



Onde quer que se vá, por este país fora, deparámos cada vez mais com a aposta neste tipo de iniciativas que, a avaliar pelos milhares de pessoas que aderem aos eventos, já deve movimentar vários milhões de euros!
E não só pelo dinheiro que estas deixam nos próprios locais. Existe uma quantidade significativa de pessoas com o hábito de se deslocar centenas de quilómetros, só para vêr e comprar produtos que doutra forma dificilmente encontrava, e a ficar hospedado em hoteis e residenciais da região.
Um turismo de qualidade de facto, com grandes beneficios para a promoção das nossas empresas e produtos!
Temos tanta coisa de tanta qualidade para dar a conhecer, quer ao resto dos portugueses, quer mesmo ( e principalmente ) aos estrangeiros, que não entendo o marasmo a que as nossas entidades estão votadas...
Santarém, Vila do Conde, Vila Verde, Rio de Moínhos, Miranda do Douro, são apenas alguns dos felizes exemplos que a Câmara de Viana e o Turismo deveriam aprender e seguir sem hesitações!
Artesanato, enchidos, marisco, vinhos da nossa região são sobejamente conhecidos para fazer de qualquer iniciativa nesta àrea um tremendo sucesso. Falta é que se saiba organizar e promover!
O chamado " Turismo Religioso ", que alguns advogam ser a única via para promover a região não chega, para além de ser um erro crasso, uma vez que temos cidades perto que são incomensurávelmente mais importantes que Viana neste aspecto ( Santiago de Compostela e Braga, como exemplo ).
Com a crise de fé com que as pessoas estão em relação à religião católica, não espanta que os resultados fiquem sempre aquém do desejável, resumindo-se qualquer dia a um grupo de velhinhos, que com as reformas de miséria se metem a caminho com os tostões contadinhos, na eventualidade de terem de mudar a algália ao virar da esquina.
Senhores do poder: abram a pestana porque já vai sendo tempo!
Qualquer dia temos a Musgueira de Cima a ter um rendimento per capita superior ao nosso!